segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paralisia Facial

Bom dia caros leitores;

Como primeira postagem desse blog, irei falar sobre a Paralisia Facial e o tratamento fisioterápico da mesma.


A Paralisia Facial

Segundo Traber, 2000, paralisia é a perda temporária ou permanente da sensibilidade e/ou capacidade motora voluntária e/ou involuntária.


A flacidez e a ausência da reflexos musculares revelam a perda de tónus. Se o neurónio motor superior está paralisado, o paciente ficará igualmente incapaz de mover a parte afectada, mas o neurónio inferior intacto pode permitir que outros centros motores actuem no músculo. Além disso, o tónus fica aumentado, não ocorre reacções de degeneração, nem atrofia, excepto a causada pelo desuso. Podem ocorrer os chamados reflexos patológicos, além de aumento dos reflexos normais.
As paralisias podem ser classificadas em:
  • Paralisia espástica, quando se devem a uma lesão do neurónio motor;
  • Paralisia flácida, quando se devem a uma lesão do neurónio motor inferior;

A etiologia da Paralisia Facial pode ser dividida em: traumática, infecciosa, neoplásica, metabólica, congênita, vascular, tóxica e idiopática, sendo a última a denominação usada para causas desconhecidas.

Alguns dos sintomas iniciais, e mais frequentes da Paralisia Facial incluem a sensação de dormência ou fraqueza, sensação de pressão ou edema da hemiface afectada, alterações no paladar ou, até mesmo, abolição deste em certas regiões internas da Cavidade Bocal; intolerância a barulhos, olho ressecado e/ou com dores em torno do mesmo, assim como no ouvido do lado afetado. 
O indivíduo portador desta patologia, pode ainda referir dor atrás da orelha, algumas horas antes de se aperceber da fraqueza muscular, fraqueza esta que pode variar de forma imprevisível, de discreta a grave.




Fisioterapia na Paralisia Facial


Vou focar o tratamento por parte do fisioterapeuta na técnica de Kabat (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva).

O Kabat é um dos tratamentos possíveis e trata-se de um dos mais efetivos. Ele promove e acelera as respostas dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores.


De acordo com Adler, S.; Beckers, D; Buck, M; 1999 (defensores do método de Kabat) o principal objetivo deste método visa conseguir o movimento normal que depende das ações integradoras do sistema nervoso central, da morfologia, da cinesiologia, do aprendizado do desenvolvimento motor e da conduta motora. Os padrões utilizados neste tipo de tratamento, visam a utilização de valores positivos, como tal, trabalham-se as partes mais fortes, irradiando energia nervosa para as mais fracas.

É ainda objetivo deste método, induzir ao paciente a capacidade de usar as partes mais fortes, para que se obtenha a irradiação do impulso nervoso.          
           

Como processos básicos deste método, devem salientar-se:
  • Padrões de Movimento: Usa movimentos em massa, globais, que são executados nos três planos do espaço, feitos em diagonal e espiral. Cada sector do aparelho locomotor possui duas diagonais de movimento e cada diagonal tem dois padrões antagonistas entre si.
  • Estímulo e reflexo de estiramento: Fisiologicamente, são a mesma coisa. Na prática, o estímulo é o máximo de alongamento do músculo; é a posição do início de cada padrão, enquanto o reflexo de estiramento é a ultrapassagem rápida do limite dado ao estiramento.
  • Tracção – Aproximação – Contatos Manuais e Máxima Resistência: São utilizados para estimular os receptores da pele e daí a máxima resistência, que é variável de pessoa para pessoa, do tipo de contração muscular (isotónica ou assimétrica) e do tipo de movimento. Tem como principal objectivo a irradiação do estímulo nervoso.
  • Comandos Verbais e Estímulos Visuais: Existe reflexos entre os Tubérculos Quadrigémeos Inferiores (visão) relacionados com o núcleo motor.
  • A Sequência dos Movimentos: Nas Paralisias Faciais, os estímulos devem ter início na porção superior da Face, mesmo que não seja esta a região mais afectada.





Bom pessoal, fecharei por aqui o post sobre Paralisia Facial, espero que vá ser útil de algum forma, em breve voltarei, o próximo assunto é da área de Ortopedia, falaremos sobre Ligamento Cruzado Anterior!


Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário