Bom dia caros leitores, é nessa manhã de sábado que venho falar de um assunto que por um tempo pareceu uma espécie de epidemia. A síndrome Fibromialgia.
Confiram agora algumas informações sobre essa síndrome e seu tratamento.
Fibromialgia
A Fibromialgia é caracterizada como um dos tipos de reumatismos extra-articulares, e freqüentemente é confundida com um, pois não apresenta inflamação e não deixa de ser uma síndrome dolorosa.
As mulheres são geralmente mais "presenteadas" com essa doença do que os homens, e no geral, as manifestações começam em uma idade ainda jovem (cerca dos 20 ~ 50 anos).
As causas ou agentes que possam causam a Fibromialgia ainda não foram claramente definidos... Mas existem várias hipóteses prováveis:
-Mau funcionamento das mitocôndrias;
-Lesões músculo-esqueléticas acumuladas com o decorrer do tempo;
-Diminuição de seratonina e neurotransmissores.
Lembrando que essas são apenas algumas das possíveis causas.
Um dos principais sintomas da Fibromialgia sem dúvida é a dor intensa que o paciente sente em determinado pontos do corpo, há outros sintomas como a parestesia, fadiga, e dores musculares generalizadas.
Tratamento
O tratamento da Fibromialgia, além da atuação do fisioterapeuta, conta também com tratamentos medicamentosos.
Como a Fibromialgia é uma doença idiopática, ou seja, de causa desconhecida, então o profissional vai tratar diretamente os sintomas da mesma. A prática de atividade física é indispensável para um paciente com Fibromialgia, porém, deve ser moderada para evitar futuro stress ou fadiga muscular, agravando o quadro. Relaxamentos com massagens, manipulações também são ótimos para alívio da dor e da tensão que a doença proporciona. O relaxamento nessa hora também pode ser feito com alguma corrente ou mesmo um turbilhão com água morna. O importante no tratamento fisioterápico da Fibromialgia é acima de tudo sessar os sintomas, ou diminuí-los o máximo possível, ai então o fisioterapeuta poderá orientar os exercícios que o paciente deverá fazer na clínica e em domicílio.
Bom pessoal, passada rápida pelo assunto fica por aqui, espero que tenha servido para deixar algo mais claro sobre essa síndrome que se tornou algo comum.
Até a próxima, pessoal!